Como fazer compras online em segurança


A economia digital é uma realidade cada vez mais atual da nossa sociedade. Poucas são as lojas que hoje não atuam de uma forma também digital, ou seja, que permitem aos seus clientes a compra dos seus produtos através da internet. Mas há que tomar atenção a alguns fatores.

Muitas pessoas acabam por preferir este tipo de comércio quer por falta de tempo em deslocar-se à loja física quer por preguiça de passar horas à procura da peça certa. Há ainda uma outra massa populacional que não vive perto de zonas comerciais e que vê nas compras online a sua grande salvação. Para além do mais, é muito comum algumas marcas terem disponíveis mais peças online do que nos seus espaços físicos.

Mas as compras no mundo da internet podem trazer consigo alguns riscos. Que levante o braço quem nunca ouviu uma história de um cartão de crédito clonado, produtos que não correspondem às fotografias ou à descrição ou ainda tantos outros problemas no que respeita à devolução de alguma compra que não ficou exatamente na medida certa. Embora não exista uma regra exata que a faça ter a certeza de que tal não vá acontecer, existem sim alguns conselhos importantes para que esta não se torne na sua realidade.

Percorra a galeria de imagens e confira algumas dicas que podem evitar que a sua experiência de compras online se transforme num autêntico pesadelo.


Você pode se interessar também sobre: Produto chegou danificado, o que fazer?


1 – Mantenha o seu dispositivo seguro. Certifique-se sempre que o gadget utilizado para as compras está devidamente protegido. Tenha sempre o dispositivo atualizado e, de preferência, com um antivírus instalado. É importante saber também se tem um licença que a permita pedir apoio se necessário.

2 – Confira se o site é de confiança. É muito importante ver se o site onde está a fazer compras é seguro. Pode fazê-lo lendo comentários e reviews, vendo as condições exigidas para fins de efetuar uma compra, fazendo uma pesquisa sobre a loja e empresa.

3 – Certifique-se que a sua conexão é segura. Quando estiver a digitar os seus dados pessoais ou números de cartões de crédito, assegure-se que tem uma conexão segura que não facilite o roubo destas informações. Um dos grandes passos é não fazer conexões a partir de redes públicas e abertas, que facilmente podem ser intercetadas.

4 – Cuidado com as “ofertas irresistíveis”. Muitas vezes os sites colocam descontos fabulosos, preços ridiculamente baixos e outras técnicas para intensificar o desejo de compra, mas muitas vezes estes mecanismos vêm com surpresas menos agradáveis associadas – especialmente se forem artigos em segunda mão com preços demasiado bons para ser verdade.

5 – Atenção aos protocolos de segurança. Mais do que segurança, falamos mesmo de privacidade. Alguns sites pedem demasiada informação pessoal, dando a desculpa de que é para sua segurança, mas muitas vezes interferem mesmo com a sua privacidade. Preencha apenas os campos estritamente necessários, porque nunca sabe para onde esse tipo de dados pode ir.

6 – Pague, na medida do possível, com sistemas que permitam devoluções. Errar no número das calças ou o produto não vir exatamente como pretendia são alguns problemas que podem surgir quando realiza compras online. Para evitar perder o seu investimento de forma desnecessária, tente sempre verificar o sistema de devoluções (muitas vezes o feedback de outros utilizadores ajuda nesta perceção)

7 – Escolha senhas mais robustas e menos óbvias. Evite repetir senhas pessoais em várias lojas ou mesmo utilizar a sua senha habitual (e-mail, redes sociais) neste tipo de comércio. Esta medida pode evitar ser hackeada mais facilmente.

8 – Guarde todas as faturas e recibos de compra. Ainda que a compra seja feita online, não quer dizer que não possa pedir uma fatura eletrónica da compra. É sempre um comprovativo em caso de necessidade.

9 – Saiba reagir rapidamente no caso de ver a sua conta roubada. Mesmo seguindo todos estes conselhos, há sempre a hipótese de algo correu mal, por isso saiba reagir no momento certo. Esteja sempre atenta a movimentos duvidosos. Caso veja esta situação acontecer, contacte de imediato a sua instituição bancária e peça apoio para fins de cancelar o cartão e pedir outro. Fazer queixa na polícia é também um passo importante, tentando sempre facilitar o máximo de informação disponível.

Fonte: Delas

 

Postado na categoria: Comércio Eletrônico, Duvidas, Geral, Informações, Notícias, Rastreamento de Objetos - Palavras chave: , , , ,

Leia também:

78% das compras de e-commerce no Brasil são ligadas a moda
78% das compras de e-commerce no Brasil são ligadas a moda

Pesquisa revela ainda que 70% dos internautas brasileiros buscam experiências de entretenimento e 61% preferem eletrônicos. Atualmente para adquirir produtos, independentemente do segmento, bastam apenas alguns cliques. Os sites de...

October 25, 2018, 7:46 pm
Compra dos sonhos nos EUA, mas sem sair da sua casa no Brasil
Compra dos sonhos nos EUA, mas sem sair da sua casa no Brasil

Quase todo mundo já passou por isso. Gastar horas escolhendo mil coisas e, quando vai fechar a compra, perceber que não rola porque é um site de outro país. Mas,...

April 9, 2019, 2:08 pm
Comprei pela internet e não recebi o produto, o que fazer?
Comprei pela internet e não recebi o produto, o que fazer?

O e-commerce trouxe comodidade aos consumidores, isso não há o que negar. A facilidade em escolher entre diversos modelos, pesquisar preços, receber o produto em casa, fez com que deixemos...

November 27, 2018, 5:00 am
Taxa fixa dos Correios dificulta compra de produtos do exterior
Taxa fixa dos Correios dificulta compra de produtos do exterior

Cobrança deveria ser incluída no valor total do serviço e levar em consideração preço e tamanho

October 24, 2018, 5:00 am
Integração de dados garante a experiência do cliente de comércio eletrônico
Integração de dados garante a experiência do cliente de comércio eletrônico

O comércio eletrônico cresce em muitos países, inclusive no Brasil onde – segundo pesquisa encomendada pelo PayPal ao Ipsos, as transações movimentaram R$ 166,2 bi em 2018

May 3, 2019, 11:45 am
Nota de esclarecimento sobre reportagem do Bom Dia Brasil
Nota de esclarecimento sobre reportagem do Bom Dia Brasil

A respeito da reportagem veiculada na manhã desta quinta-feira, 18, no Bom Dia Brasil, da TV Globo, os Correios comunicam que a abordagem da emissora foi equivocada. A fim de...

October 22, 2018, 4:05 pm
Amazon banca lançamento de óculos inteligentes com Alexa
Amazon banca lançamento de óculos inteligentes com Alexa

Uma empresa chamada North foi financiada pela Amazon para produção de óculos com lentes inteligentes. Com isso, a companhia promete o lançamento do wearable ainda este ano. O dispositivo se...

October 30, 2018, 6:20 pm