I Festival de Cinema Indiano é atração no Centro Cultural Correios do Rio

Fonte: link no final do artigo

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe, até 15 de abril, o I Festival de Cinema Indiano. A seleção de filmes tem em comum o marcante estilo dos filmes indianos denominado de “masala”, termo usado para designar uma mistura de temperos típicos do país. Assim como na culinária, no cinema indiano o diferencial se dá pelo mix de romance, comédia, drama, suspense e outros estilos no mesmo filme.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

As sessões são diárias começam às 12h30 e a entrada é franca. Para a coordenadora geral da Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB), Letícia Gomes Oliveira, o evento é uma oportunidade do público conhecer aspectos da cultura indiana de forma atrativa e divertida. “No Brasil não temos tanto acesso ao cinema indiano, mas acreditamos, que o primeiro passo para uma aproximação de culturas é o conhecimento”, ressalta.

A Índia é um polo cinematográfico e produz mais filmes que qualquer outro país do mundo. Os filmes do festival são de origem bollywoodiana, nome dado à indústria cinematográfica indiana, que surge da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra essa indústria) e de Hollywood.

Além do cinema – A parceria entre o Consulado Honorário Geral da Índia no Rio de Janeiro e do Centro Cultural dos Correios, que deu origem ao festival, se estenderá para outros tipos de programações. Ainda este ano, o espaço receberá exposições sobre a história de Gandhi e sobre as igrejas de Goa, região da Índia que, assim como o Brasil, também teve colonização portuguesa e possui grande semelhança com a arquitetura e as paisagens brasileiras.

Serviço:
I Festival de Cinema Indiano
De 23 de março a 15 de abril | sessões diárias às 12h30
Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Corredor Cultural
Entrada franca – Lotação 50 lugares

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Programação para o feriado de Páscoa:

29/3 – Diwale Dulhania Le Jayenge – Criados em Londres, Raj e Simran ainda apreciam suas raízes indianas. Os dois se apaixonam, mas agora Simran está sendo levada de volta para a Índia para um casamento arranjado por seu pai. E Raj tem que impedir.

30/3 – 3 idiots  Dois amigos saem em busca de um colega desaparecido e se deparam com uma antiga aposta, um casamento que precisam arruinar e um velório que foge do controle. Ganhador do Filmfare Awards de melhor filme, o Oscar de Bollywood.

31/3 – Taare zameen par – Ishaan é um garoto criativo, sem muitos amigos e com dificuldades na escola. Cada vez mais triste e solitário, sofrendo punições dos professores, Ishaan conhece o professor Nikumbh e vê sua infância tomar outro rumo.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

1º/4 – Aaja Nachle – Dia é uma bailarina que deixou seu país e foi para os Estados Unidos. Ao saber que seu professor de dança está prestes a morrer, ela volta para a Índia a fim de cumprir seu último desejo: manter vivo o teatro que muitos querem destruir.

Para ver a programação completa, acesse o site dos Correios.

Fonte: Correios