Correios deixarão de entregar baterias de smartphones e notebooks em 2019


Os Correios deixarão de entregar, para boa parte dos trechos, encomendas contendo baterias e pilhas de lítio ou íons de lítio – encontradas, entre outros, em smartphones e notebooks. Para algumas localidades, será proibido o envio, inclusive, se estiverem acopladas ao aparelho. A restrição passa a valer a partir de 31 de janeiro de 2019.

Segundo a estatal, despachos contendo baterias e pilhas nas modalidades Sedex 10 e Sedex 12 (estadual e nacional), Sedex simples nacional e quatro trechos do Sedex simples estadual não serão mais aceitos, estando ou não as baterias acopladas ao produto.

Postagens locais são aquelas cuja origem e destino estão em uma mesma cidade ou sua região metropolitana. Já a estadual compreende origem e destino em cidades distintas, porém dentro do mesmo estado. As de âmbito nacional contemplam origem e destino em cidades de estados diferentes.

Já no caso do PAC, Sedex Hoje e Sedex Local (todos os trechos), além do Sedex 10 e Sedex 12 locais, o envio só poderá ser feito caso a bateria esteja acoplada ao aparelho. “Baterias que estejam fora não poderão ser postadas em nenhuma hipótese”, afirmaram os Correios ao E-Commerce Brasil.


Você pode se interessar também sobre: Correios recebe propostas de venda do imóvel no bairro da Pituba


Na prática, isso significa que não será possível mais enviar as baterias separadamente, ao menos não pelos Correios. Isso vale também para o caso de celulares em que a bateria vem fora do aparelho, mas na mesma caixa.

A empresa afirma estar seguindo orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que publicou, em janeiro deste ano, regulamento sobre o transporte de objetos perigosos em aeronaves civis.

Ao E-Commerce Brasil, a Anac informou que a restrição existe desde 2016, seguindo determinação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), e vale para todas as transportadoras.
Fiscalização

De acordo com os Correios, foram definidos procedimentos de segurança a serem adotados pela rede de atendimento da empresa.

“No momento da postagem do objeto, o cliente será questionado, tal qual ocorre nos check-in de aeroportos, sobre a existência de bateria ou pilhas. Os clientes que possuem contratos com os Correios também estão sendo orientados”, disse a empresa, em nota.

“As encomendas permanecerão sendo postadas fechadas e não haverá conferência invasiva, pelo fato de os Correios não serem órgão fiscalizador. O remetente continua sendo responsável por observar a legislação que regulamenta o serviço postal e, neste caso, a aviação”, concluiu.

Nos casos em que a bateria estiver dentro do aparelho, o atendente avaliará se o trecho em questão consta entre os permitidos. Em caso positivo, a postagem será aceita normalmente. Caso contrário, a postagem não será aceita.

Como os procedimentos de segurança serão realizados no momento da postagem, não deve existir necessidade de devolver encomendas aos lojistas, afirmou a nota.

Fonte: E-Commerce Brasil

Postado na categoria: Informações - Palavras chave: , , ,

Leia também:

Como endereçar cartas e encomendas?
Como endereçar cartas e encomendas?

Formas de endereçamento O correto endereçamento propicia rapidez, economia e segurança no envio de cartas, malas diretas e encomendas. Veja quais elementos compõem o endereçamento e como devem ser endereçadas...

June 28, 2019, 10:23 am
Confira o que abre e o que fecha em Alagoas na Semana Santa
Confira o que abre e o que fecha em Alagoas na Semana Santa

Embora as celebrações católicas da Semana Santa aconteçam ao longo dos três dias que antecedem o Domingo de Páscoa, formando o Tríduo Pascoal, apenas a Sexta-feira Santa (19) é considerado...

April 17, 2019, 10:08 am
Correios recebe provas do Enem para distribuição
Correios recebe provas do Enem para distribuição

Os Correios começam a encaminhar, neste sábado (29), aproximadamente 11 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, previsto para acontecer nos dias 4 e 11 de novembro.

October 2, 2018, 5:23 pm
Saiba como será o funcionamento dos Correios no feriado
Saiba como será o funcionamento dos Correios no feriado

Os Correios do Tocantins informam sobre funcionamento das agências de atendimento e prestação do serviço de entrega, durante a Semana Santa

April 18, 2019, 11:20 am
Como rastrear um objeto?
Como rastrear um objeto?

Para consultar o rastreamento de um objeto, basta informar seu código de registro na página de rastreamento. Este código, presente no ticket comprovante de postagem, é composto por 13 dígitos...

November 8, 2018, 5:05 pm
O que é o CEP e como consultar?
O que é o CEP e como consultar?

O CEP é uma informação fundamental e não pode faltar na sua correspondência, ele indica todos os detalhes importantes do endereço. No Brasil o número do CEP é um conjunto...

August 4, 2017, 6:07 pm
Correios perdem 27% de funcionários
Correios perdem 27% de funcionários

As cartas e telegramas foram o principal serviço por muitos anos mas ultimamente deram lugar ao segmento das encomendas, principalmente do e-commerce.

May 28, 2019, 5:15 pm