Como pedir indenização dos correios?


Indenização Automática

Todos nós sabemos que os Correios possuem uma grande logística de entrega de cartas e mercadorias e é a principal empresa de transporte de encomendas no país. As entregas de mercadorias, infelizmente, podem sofrer algum contratempo por diversos motivos, prejudicando o prazo, o produto em si ou causando outros tipos de problemas.

Como obter reembolso dos Correios

Antes de registrar uma reclamação no Fale com os Correios, consulte o status do objeto na página de Rastreamento de objetos dos Correios, lembrando que só os objetos registrados podem ser rastreados.

Uma vez feito isso, no site dos Correios  vá na seção “Precisa de ajuda?“, selecione a opção “Fale com os Correios” e depois escolha a opção “Registro via internet”, especificando a origem e o destino da sua encomenda:

 

Serviço Tempo de atraso % de indenização
PAC De 1 a 5 dias 5%
De 6 a 10 dias 10%
Acima de 10 dias 15%
SEDEX De 1 a 3 dias 5%
De 4 a 5 dias 10%
Acima de 5 dias 15%
SEDEX Hoje Até 18:15h 0%
De 18:16h às 18:59h 30%
A partir das 19:00h 100%
SEDEX 10 Até 10:15h 0%
De 10:16h às 10:59h 30%
A partir de 11:00h 100%
SEDEX 12 Até 12:15h 0%
De 12:16h às 12:59h 30%
A partir de 13h 100%

Você tem que preencher o formulário com todos os dados do recibo do SEDEX (por isso a gente fala para ficar com o recibo até o destinatário receber a encomenda e por isso deixamos todos os nossos guardados). No formulário, não se esqueça de informar os dados da sua conta bancária para o depósito, que é para onde o reembolso vai se a sua solicitação for válida.


Você pode se interessar também sobre: Você sabia que pode ser indenizado pelos serviços não prestados pelos Correios?


Os Correios demoram aproximadamente 5 dias para responder a solicitação; eles verificam o ocorrido e se o problema é realmente deles (problemas no envio ou logística) ou se é do destinatário (como o endereço estar escrito errado, incompatibilidade do CEP com o endereço, ninguém no local de destino para receber a encomenda, entre outros). Caso seja aceita a sua solicitação, eles entram em contato com você e realizam o reembolso.

Indenização dos Correios

Os Correios indenizam os clientes por eventuais serviços não prestados, atraso na entrega, devolução/entrega indevidas ou, ainda, por inconformidades que comprometam a integridade do conteúdo do objeto, como avaria, espoliação, extravio, roubo etc.

Tipos de indenizações dos Correios

  •  Por atraso: Se ocorrer atraso na entrega por falha dos Correios, serão restituídos os preços pagos pelos serviço de entrega de acordo com as seguintes porcentagens (tirando os serviços adicionais)
  • Roubo, entrega indevida: Os valores restituídos serão: 1) os valores pagos pelo serviço de entrega,  2) a indenização automática prevista nas tabelas de preços e prazos e 3) os valores dos serviços adicionais (valor declarado, aviso de recebimento, mão própria, entre outros) se estes forem contratados.
  • Por espoliação, avaria total ou parcial: Os objetos postais que sofrerem espoliação, avaria total ou parcial serão indenizados de acordo com os resultados das apurações realizadas pelos próprios Correios.
  • Por devolução indevida: Os valores restituídos por devolução indevida serão 1) preços postais pagos e também 2) os valores dos serviços adicionais que forem contratados, exceto o valor declarado.
  • Por serviços não prestados: Serão restituídos os valores postais pagos, além dos valores dos serviços adicionais (se estes forem contratados).

Vale lembrar que os Correios não pagam indenização para:

  1. Objeto simples: sempre que o objeto é postado sem registro;
  2. Erro de endereçamento: quando o objeto registrado apresenta endereçamento incorreto ou insuficiente;
  3. Objeto com valor mercantil não declarado: quando ocorre a postagem de objeto com valor mercantil, sem a correspondente declaração no ato da postagem;
  4. Retenção por autoridade competente: quando ocorre a retenção por autoridade alfandegária ou policial de âmbito Federal ou Estadual;
  5. Prejuízos indiretos e benefícios não realizados;
  6. Caso Fortuito ou Força Maior: situações em que, apesar dos cuidados e procedimentos de segurança observados no âmbito dos Correios, acontecem inconformidades por fatores externos, que interferem nas condições de entrega pela empresa, tais como fechamento de aeroportos, enchentes, incêndios, deslizamentos de terra e queda de pontes;
  7. Objeto mal acondicionado (mal embalado).

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