O Balcão do Cidadão, atendimento presencial de múltiplos serviços públicos e privados nas agências dos Correios, é uma conexão de cidadania país afora. A solução inovadora foi premiada este ano pelo World Post & Parcel Awards, evento considerado o “Oscar” do setor postal em todo mundo, na categoria Atendimento ao Cliente.
A forte capilaridade dos Correios, presente nos 5.570 municípios do país, com amplo atendimento em 17,3 mil guichês, em quase 11 mil agências, permite que órgãos públicos e empresas potencializem a prestação de multisserviços por meio da infraestrutura de atendimento dos Correios. Lançado em maio de 2019, o Balcão do Cidadão já acumula mais de 1 milhão de atendimentos. Atuando em conjunto com o Ministério da Cidadania no período crítico da pandemia de covid-19, possibilitou o cadastramento de cidadãos, sem acesso aos meios digitais, ao benefício financeiro ofertado pelo Governo Federal para proteção emergencial. É em uma agência dos Correios também que a emissão do CPF pode ser feita de forma simples, com a geração do número do documento na hora.
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O estado de Minas Gerais foi o primeiro governo estadual a firmar parceria com os Correios, dentro do Balcão do Cidadão, com o objetivo de melhorar o atendimento ao público em um cenário de escassez de recursos. Estão disponíveis serviços oferecidos pelo Detran, Polícia Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social. Em Goiás, as agências ofertam serviços das secretarias da Economia e de Segurança Pública (SSP) e do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo). Atualmente, são 43 contratos assinados com órgãos públicos e empresas privadas. A disponibilidade de cada um pode ser consultada nas agências ou no site dos Correios.
A perspectiva é que o alcance da solução aumente, fortalecendo as agências como locais onde os cidadãos podem resolver questões importantes e necessárias ao seu dia a dia. O objetivo é democratizar o acesso às tecnologias da informação para o público mais carente, já que o mundo digital avança, mas em muitas regiões do país o atendimento presencial ainda é a realidade possível para milhares de moradores.
Colocar à disposição da população a rede da estatal, que é de fácil acesso, concentrando um grande número de serviços, garante acessibilidade, conveniência, economicidade e desenvolvimento sustentável do país, além de proporcionar melhor qualidade de vida aos brasileiros. Para os parceiros, a iniciativa reduz custos, aumenta o alcance dos serviços, permite a integração e ainda conta com a credibilidade da estatal.
Está no DNA dos Correios o compromisso de reduzir distâncias, que hoje não representam necessariamente quilômetros, mas também tempo, cliques e megabits. Para servir o Brasil, ao longo de 359 anos, a empresa sempre se adaptou às necessidades dos brasileiros e do mercado.
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