Monumentos históricos brasileiros são destaque em emissão especial de selos

Monumentos históricos brasileiros são destaque em emissão especial de selos
Fonte: link no final do artigo

Monumentos históricos brasileiros são destaque em emissão especial de selos

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Os Correios colocaram em circulação a emissão especial “Monumentos Históricos Brasileiros”, composta por três selos e carimbo comemorativo que ilustram edificações reconhecidas por sua importância cultural em diferentes regiões do Brasil: O Laçador, em Porto Alegre (RS), a Estátua Equestre de D. Pedro I, no Rio de Janeiro (RJ) e o Monumento à Abertura dos Portos da Amazônia às Nações Estrangeiras, em Manaus (AM).

Em Manaus,o lançamento dos selos foi realizado na última sexta-feira (11). A solenidade teve a presença de autoridades e representantes dos Correios e contou com show da banda de música dos Fuzileiros Navais e performance de dança contemporânea do grupo de balé experimental do Corpo de Dança do Amazonas.

Para o secretário de cultura do Amazonas, Robério Braga, a inclusão do marco turístico amazonense na série comemorativa dos Correios o destaca como um dos mais belos do Brasil. “O Monumento à Abertura dos Portos é uma das grandiosas criações do italiano Domenico de Angelis existentes em Manaus. Fazer parte dessa série postal só confirma o status desse nosso monumento como um dos mais esplêndidos que há no país”, assinala.

O segundo selo apresenta a imagem da metade superior do monumento “Estátua Equestre de D. Pedro I”, reproduzindo a figura do imperador sobre um cavalo, acenando com a mão direita a primeira Constituição do Brasil. O trabalho, de meados do século XIX, é o primeiro monumento cívico do Rio de Janeiro e inaugurou o estilo romântico no país.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

O terceiro selo focaliza detalhe do topo do “Monumento a Abertura dos Portos da Amazônia às Nações Estrangeiras”. A obra, concluída no final do século XIX, exibe imponente figura feminina, tendo aos seus pés a estátua do deus Mercúrio, simbolizando a indústria e comércio da capital amazonense. As imagens foram dispostas na diagonal da área do selo para ampliar a ilustração das esculturas. Foram utilizadas fotografias com técnicas de arte finalização em computação gráfica.

As emissões postais trazem no canto inferior direito o logo da Exposição Colecionar 2017, evento inédito que trará para Brasília, de 24 a 29 de outubro, exposições filatélicas, com mais de 2 mil painéis de 55 países, e diversas classes de colecionismo, como selos, moedas, carros, orquídeas, artesanatos.