Para que serve os selos nas cartas?

Porque as cartas precisam de selos

Antes de existirem os selos, o serviço de correio tinha grandes prejuízos. Isto acontecia porque mandar cartas era uma coisa muito complicada.

Rastrear Correios Rastrear sua encomenda grátis

No início do século 19, enviar uma mensagem era um processo demorado e caro. E o mais interessante é que quem pagava pelo serviço era quem recebia a carta. Muita gente não tinha dinheiro, não recebia a encomenda e o correio terminava fazendo uma viagem perdida.

selo do snoopy

Isso só mudou em 1840, na Inglaterra, quando foi criado o primeiro selo reconhecido oficialmente pelos historiadores. Para resolver o problema que o correio tinha de chegar à casa do destinatário e ter que voltar com a encomenda, porque a pessoa não tinha como pagar, o educador e administrador Rowland Hill elaborou uma proposta de reforma postal.

Ele sugeriu a redução das tarifas e a adoção de um preço uniforme, independente da distância entre remetente e destinatário. O valor também só seria cobrado na hora da postagem, sendo que um pequeno papel autoadesivo colado ao envelope comprovaria o pagamento.

O projeto de Hill entrou em vigor com a tarifa de 1 penny (moeda inglesa de pequeno valor) para cada meia onça (em torno de 15 gramas) de peso da correspondência.

Então, já sabemos por que usamos selo. É uma maneira de provar que o que estamos enviando já está devidamente pago!

Fonte