Como enviar livros pelo correio gastando pouco

Não pode mais enviar livro por registro módico, e agora?
Fonte: link no final do artigo

Não pode mais enviar livro por registro módico, e agora?

Hoje eu vi o pessoal reclamando que o Correio está barrando o envio de livros por outras modalidades que não sejam Sedex, Pac e esses caros que doem na alma. Acontece, senhores, que vocês ainda podem enviar livros, revistas em quadrinhos, etc, mais barato sim. O problema mora na falta de informação dos próprios atendentes e a nossa de consumidor.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

O que mudou foi o envio da Carta Registrada. Por isso, você precisa entender a diferença entre Registro Módico e Impresso para argumentar com o atendente e passar menos raiva.

Modalidade vs Registro

Saiba que a Modalidade de envio é sempre como Impresso, caso você queira enviar mais barato. Aqui você tem o Impresso Normal, que pode levar de oito até quinze dias para chegar, e o Impresso Urgente, que chega em bem menos tempo.

Em ambas as modalidades, você pode optar por registrar o envio ou simplesmente não registrar.

Entenda que o Registro não é o método que você usa para enviar o livro, mas sim, o documento comprobatório de que você realmente enviou o livro.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Dentro do registro nós temos o mais usado por nós, o Registro Módico, e o que mais dói, o Registro Nacional.

Resumindo:

Você envia como Impresso Normal ou Urgente e registra o envio, comprovando que realmente enviou, como Registro Nacional ou Módico.

Registro Módico:

O Registro Módico é uma redução tarifária aplicado ao serviço de Registro Nacional. Pode ser utilizado junto aos serviços de Carta (comercial e não comercial), Impresso, quando da postagem dos tipos de objetos a seguir especificados, podendo ser com ou sem valor mercantil:
  • livros em geral, postados por qualquer pessoa física ou jurídica;
  • publicações didáticas, impressas ou gravadas em mídia, tais como: apostilas, cartilhas, fascículos, livretos e similares, postados por pessoa física ou jurídica. (Fonte: Correios.com.br, maio de 2017)

Impresso Normal:

Serviço para o envio de objetos classificados como impressos, tais como livros, com apelo para venda ou de cunho informativo.” (Fonte: Correios.com.br, maio de 2017) “

Mas porque o atendente nega o envio e diz que o limite é de 500g?

Muitos atendentes, de quase todas as agências, não sabem que Impresso tem seu próprio espaço no sistema, então enviam como Carta Registrada (o costume é Carta com Registro Módico). Antes, Carta Registrada tinha um limite de peso bem maior, ou eles achavam um meio de burlar o limite, então ia tranquilo. Mas agora o envio por essa modalidade mudou. Você só pode enviar Carta Registrada com até 500g, não há mais como burlar.Tem também o atendente que está acostumado a enviar como Impresso Urgente e, advinha, ele tem um limite máximo de 500g, enquanto o Normal tem um limite de, pasmem, 20kg 2kg.
Ficou chocada? Confere aqui no site do próprio correio, atualizado em fevereiro de 2017, especificando tudo isso.No site do correio você pode ter também uma ideia de quanto vai pagar em cada envio, pois ele tem uma tabelinha padrão do Impresso (sem registro) bem aqui.

Mas e o registro?

O registro nacional custa R$5,00 independente do peso do pacote. Enquanto o módico, também independente do peso, custa R$2,50.Você pode conferir isso diretamente aqui.

Se a ideia é baratear, porque pagar por registro?

O registro é seu comprovante de que você realmente postou aquilo que afirmou ter postado. É sua prova de que está dizendo a verdade. Além disso, ele gera o código de rastreio eletrônico usado para você acompanhar a entrega.

Como enviar o livro com frete mais barato?

Na modalidade Impresso Normal, que é a que recomendo devido ao seu peso limite ser de 20kg 2kg, você só pode empacotar o que está descrito no site: Livros, cd’s de cunho didático, revistas, etc.

Nada de lápis, caneta, pingente… Se quiser colocar esses extras, então você terá de depender da bondade do atendente de deixar passar.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Embale normalmente, mas escreva na frente da embalagem: “Impresso Normal Registro Módico.”Algumas pessoas gostam de escrever também: “Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT.”

Esse último é para o caso de alguém desconfiar de que você está enviando algo além do que é permitido, então você autoriza a abertura do pacote para conferência. Mas se for a primeira vez que você vai na agência, envie o pacote aberto para que o atendente veja que está tudo em dia.

Fiz tudo isso, mas continuo com problemas.

Neste caso, você deve imprimir as folhas do site do correio que explica a modalidade Impresso Normal, a que detalha o custo e a que diz que esta modalidade é coberta em todo o país e que é direito seu.

Caso ainda não consiga, vá munido com o número do SAC e não passe a vez, ligue diretamente para o SAC informando o problema.Muitos atendentes realmente não sabem desse método, então vão pedir ajuda do Gerente. Por isso, mantenha a calma, leve seus argumentos impressos e seja feliz.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Fonte