Confira o que abre e o que fecha em Alagoas na Semana Santa

Embora as celebrações católicas da Semana Santa aconteçam ao longo dos três dias que antecedem o Domingo de Páscoa, formando o Tríduo Pascoal, apenas a Sexta-feira Santa (19) é considerado feriado. Porém, a rotina de funcionamento do comércio e repartições públicas costuma sofrer alterações ao longo de todo o período religioso.

Em Alagoas, o governo do Estado e a Prefeitura de Maceió declararam como ponto facultativo a quinta (18). No feriado da sexta (19), as secretarias e órgãos estaduais e municipais estarão fechadas. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira (22).

Confira a relação dos feriados do Governo de Alagoas em 2019:

  • Escolas da rede municipal de Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que não haverá aulas nas escolas municipais nem na quinta (18) e nem na sexta (19). Os dois dias estão dentro do calendário letivo.

  • Escolas da rede estadual

Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) informou que, nas escolas estaduais, a quinta (18) e a sexta (19) serão pontos facultativos.

  • Trens e VLTS

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) comunicou que os trens não funcionam na sexta-feira (19), mas voltam a circular normalmente no sábado (20).

  • Judiciário

O Tribunal de Justiça de Alagoas funciona de quarta (17) ao domingo (21) em regime de plantão. As atividades serão retomadas normalmente na segunda (22). Confira o plantão judiciário completo.

  • Ministério Público Federal em Alagoas

As unidades do MPF-AL não terão expediente de quarta (17) a sexta (19). Elas funcionam em regime de plantão nos dias em que não haverá expediente. As atividades voltam ao normal na segunda (22).

Durante a Semana Santa, a Sala de Atendimento ao Cidadão online continuará funcionando normalmente. Lá, pode-se formular representações, anexar cópias de documentos, consultar representações já formuladas, entre outros serviços.

Em caso de urgência, o cidadão deverá expor na alegação essa necessidade, pois somente estas representações serão submetidas à análise do procurador plantonista durante o feriado da semana santa.

Os Correios de Alagoas, através da assessoria de comunicação, divulgou o funcionamento das unidades. Na quinta (18), as unidades funcionam normalmente. Já na sexta (19), as agências e os centros de distribuição estarão fechados. No sábado (20), o funcionamento é normal no centro de entrega de encomendas.

  • Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta (19), em função do feriado de Sexta-Feira da Paixão. Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para essa data poderão ser pagos na segunda (22) sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

  • Centrais Já!

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio informou que as quatro unidades das Centrais Já! em Maceió (Centro, Maceió Shopping, Shopping Farol e Shopping Pátio Maceió) estarão fechadas na quinta (18) e na sexta (19). Os atendimentos serão retomadas na segunda (22).

A Central Já! de Arapiraca, no Arapiraca Garden Shopping, vai funcionar na quinta (18), das 8h às 14h, somente com atendimentos no posto do Instituto de Identificação. Na sexta e no sábado, a unidade não será aberta em função dos feriados santos, mas volta a atender ao público na segunda e também vai funcionar no sábado (27).

  • Centro de Maceió

As lojas do Centro de Maceió funcionam normalmente na quinta (18), serão fechadas na Sexta-Feira da Paixão (19) e reabrirão no sábado (20) no horário habitual.

O Shopping Popular, localizado no Centro de Maceió, estará fechado na sexta (19). Já o posto de atendimento do Sine Municipal, que funciona no Shopping Popular, estará fechado na quinta (18) e na sexta (19).

  • Interior

De acordo com os Sindilojas Arapiraca, União, Palmeira e Penedo, entidades filiadas à Fecomércio, as lojas dos municípios não estarão fechadas na Sexta-Feira (19). O Sindilojas informou que na Sexta-feira as lojas poderão abrir mediante acordo. No sábado, as lojas abrirão normalmente.

  • Supermercados

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL) informa que os supermercados vão funcionar. No entanto, alguns devem manter o funcionamento habitual e outros em horário especial na Sexta-Feira Santa.

A Fecomércio informa que as lojas do Atacadão vão funcionar em horário normal durante a Páscoa. De segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos das 7h às 18h.

O Unicompra informou que todas as suas lojas vão funcionar em horário habitual.

A rede GBarbosa funcionará, na Sexta-Feira da Paixão, nos seguintes horários: Hiper Praia, das 7h às 19h; Hiper Stella Maris, das 7h às 21h; Pátio, das 9h às 21h; Hiper Serraria, das 8h às 19h; Tabuleiro e Benedito Bentes, das 7h às 14h; loja Arapiraca, das 8h às 14, e Delmiro Gouveia, das 7h às 13h.

  • Shoppings

Já os shoppings da capital vão manter o horário normal de funcionamento, exceto o Shopping Farol. Todas as lojas e estabelecimentos da praça de alimentação do Maceió Shopping estarão à disposição do público, a partir de 9h. No domingo (21), para o almoço de Páscoa, o shopping abre a partir de 12h. Neste dia, o estacionamento será gratuito até 15h. Também no domingo, a partir das 15h, acontecerá a celebração da Santa Missa, próximo a Central Já!, no primeiro piso. Toda a comunidade pode participar.

O Parque Shopping também vai funcionar em horário normal no próximo final de semana, das 10h às 22h e aos domingos, a partir do meio-dia. Entre as atrações estão: pintura facial; oficina de ovo de colher; oficina de tortinha; Pocket Show: Gato de botas no jardim da borboleta e o musical da Páscoa.

Na Sexta-Feira da Paixão, todo o Shopping Pátio funcionará normalmente e preparou uma programação especial que proporcionará alegria e diversão e muito chocolate. As atrações funcionam de acordo com o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h.

O Pátio Maceió é palco de uma verdadeira caça aos ovos. Até o dia 21 de abril, serão divulgadas, nas redes sociais do shopping, dicas de onde os vale-ovos de páscoa poderão estar escondidos. Os clientes que seguirem as pistas corretamente ganharão um ovo de páscoa. Ao encontrar o voucher premiado, o cliente deverá baixar o aplicativo Umclub e resgatar seu ovo no stand do Umclub, que fica próximo à loja O Boticário. O resgate deverá ser feito até o dia 30 de abril. As crianças poderão contar com brincadeiras, oficinas de chocolate, desenhos para colorir e muitas outras atividades. A Oficina de Páscoa é gratuita.

As lojas âncoras e satélites, os quiosques, a praça de alimentação e os espaços de lazer do Arapiraca Garden Shopping abrirão suas portas às 10h e fecharão às 22h, na Sexta-Feira da Paixão.

Já o Shopping Farol não funcionará no dia 19. No Sábado de Aleluia, o centro de compras volta a funcionar normalmente das 9h às 21h. Os cinemas seguem com a programação normal.

  • Postos volantes de vacinação contra a gripe em Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que os postos volantes da Campanha de Vacinação contra a Influenza (no Maceió Shopping, no Parque Shopping, no Walmart e na Carajás Home Center ) não funcionarão a partir de quinta (18). A vacinação nesses locais será retomada na segunda (22).

  • Unidades de Saúde do município de Maceió

A SMS também divulgou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Referência em Saúde como o Pam Salgadinho e o Pam Bebedouro, terão ponto facultativo na quinta (18) e estarão fechadas na sexta (19).

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) não vão fechar durante o feriado de Semana Santa, funcionando em regime de plantão.

  • Parque Municipal e Parque do Horto, em Maceió

O Parque Municipal, situado no bairro do Bebedouro, vai abrir na quinta (18) e no sábado (20), das 8h às 17h. E vai estar fechado na sexta (19) e domingo (21). Na segunda (22), como normalmente já acontece, a reserva também não abrirá e volta à programação normal na terça (23).

O Parque do Horto, situado na Avenida Fernandes Lima, só vai abrir no sábado (20), das 8h às 16h.

Para outras informações sobre o funcionamento das unidades de conservação, como agendamento de visitas e dúvidas, os contatos para esclarecimentos são agendaparquemunicipal@gmail.com e (82) 98801-3651.

  • Mercados públicos e feiras livres de Maceió

Os mercados públicos municipais e as feiras livres de Maceió funcionarão em horário especial durante o feriado da Semana Santa.

Confira a programação divulgada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes):

Mercado do Jaraguá: quinta (18) e sábado (20) funciona normalmente; sexta (19) e domingo (21) estará fechado;

Mercado do Benedito Bentes: funcionamento normal durante o feriado;

Mercado do Jacintinho: quinta (18) funciona até às 16h; sexta (19), sábado (20) e domingo (21) funciona normalmente;

Mercado do Tabuleiro: quinta (18) funciona até às 17h; sexta (19) até às 12h; sábado (20) e domingo (21) funciona normalmente;

Mercado do Artesanato: sexta (19) fecha; sábado (20) e domingo (21) funciona até às 14h;

Mercado da Produção e Popular: sexta (19) fecha às 12h;

Mercado de Bebedouro: abre normalmente na sexta (19) e no sábado (20); domingo (21) não funciona.

Feirinha da Jatiúca: sexta (19) até as 12h, sábado (20) e domingo (21) funciona normalmente;

  • Academia Maceió e outros serviços

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), informa que, nesta semana, as aulas de musculação das Academias Maceió nas unidades Jatiúca e Feitosa, só serão realizadas até esta quinta (18), devido o feriado de Semana Santa.

Outros locais como quiosque do corredor Vera Arruda, Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, além dos projetos Escolinha de Futsal, Viva Vôlei e Beach Soccer, também só funcionarão até a quinta (18).

Todos os serviços serão retomados normalmente na segunda (22)

Fonte: Correio do Povo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>