Correios implantará CEPs individuais em Venâncio Aires

"O sistema de um CEP por rua passou a ser implementado no país há mais de seis anos em cidades com mais de 50 mil habitantes, justamente para garantir maior rapidez na entrega de encomendas e correspondências."
Fonte: link no final do artigo

Venâncio Aires tem hoje mais de 71 mil habitantes e apenas um Código de Endereçamento Postal (CEP). Com isso, quem reside em regiões mais distantes acaba sendo prejudicado, recorrentemente, na entrega de correspondências. Para tentar contornar o problema, representantes dos Correios e da Prefeitura estiveram reunidos para planejar nova metodologia de CEPs. A intenção é implantar a partir do segundo semestre do próximo ano um CEP por rua.

A secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Sthal Bhöm Heinemann, informa que um primeiro encontro já ocorreu e que “essa notícia soa positiva para a organização do sistema de correspondências e melhora da localização de endereços”. De acordo com ela, serão necessários alguns ajustes na legislação quanto a divisões de bairros, o que será trabalhado neste mês de agosto. “Com isso, também nos habilitamos a receber mais carteiros e ampliar a abrangência de entregas”, destacou.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Segundo os Correios, a medida facilitará a entrega de encomendas e cartas, pois os carteiros receberão as correspondências já separadas por CEP. Nos casos de ruas de grande extensão, haverá mais de um CEP. Os novos CEPs estarão codificados dentro de faixas específicas que substituirão o código geral, usado atualmente para todos os logradouros.

Para a área rural de Venâncio Aires, é possível que seja criado um CEP por distrito ou que seja implementado um geral para o interior. O sistema de um CEP por rua passou a ser implementado no país há mais de seis anos em cidades com mais de 50 mil habitantes, justamente para garantir maior rapidez na entrega de encomendas e correspondências.

O CEP específico por rua e bairro permite ainda certificar a existência dos logradouros e definir área de abrangência territorial da cidade. A nova codificação facilita a localização de endereços, beneficiando moradores e empresas que prestam serviços na cidade. O sistema ainda permite que o CEP seja usado como referência de garantia de confirmação de endereço, prática comum entre empresas de diversos segmentos.

SOBRE O CEP

• O CEP atualmente utilizado no Brasil é composto de oito dígitos, divididos em duas partes, uma de cinco algarismos e outra de três, separados por um traço.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

• O objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios.

• Se o Código de Endereçamento Postal estiver errado, as correspondências e encomendas demandam mais tempo para serem devidamente separadas e entregues. Há, ainda, a possibilidade de algum objeto ser entregue em endereço indevido.

Atendimento ao comércio eletrônico é a principal demanda local

Atualmente, a principal demanda da agência dos Correios de Venâncio Aires é garantir o atendimento ao comércio eletrônico. Para isso, há investimentos em novos serviços e em mais funcionalidades para o usuário. De acordo com o novo gerente da agência, Roberto dos Santos Freitas, atualmente menos de 10% das postagens são cartas, o restante são produtos comercializados pela internet que têm como destino o país como um todo.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

No balcão, são em média 300 postagens por dia”, informou Freitas, que reassumiu o comando da agência depois de ter atuado como gerente regional em Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre. O profissional, que é natural de Santa Maria, e radicado em Venâncio, informa ainda que são metas melhorar o atendimento ao consumidor e as condições de trabalho, além de renovar a fachada do prédio.

Fonte: Folha do mate