Pontes quer buscar ganhos de eficiência para Telebras e Correios

Fonte: link no final do artigo

O novo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, disse que será formado ainda nesta quarta-feira um grupo de trabalho para buscar ganhos de eficiência para as estatais Telebras e Correios. Segundo ele, aliás, a busca por eficiência norteará o trabalho de todas as secretarias da Pasta.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Pontes reconheceu que existe uma “questão jurídica” a ser resolvida no contrato da ViaSat com a Telebras. O problema impede a continuidade da oferta de internet banda larga pelo recém-lançado satélite geoestacionário brasileiro.

Colocamos um pessoal competente para desatar esse nó“, disse a jornalistas, acrescentando que o país também dispõe de grandes provedores de acesso no setor privado que também podem fazer a capilaridade de rede almejada.

Sobre as iniciativas de atualização das leis de telecomunicações, Pontes afirmou que as propostas “precisam ser olhadas com calma“.

Em discurso, o novo ministro disse que, ao assumir o posto, sente uma sensação semelhante à que teve ao partir para missão espacial. Nascido em Bauru (SP), o engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é o único brasileiro a ter ido ao espaço como membro da turma de astronautas de 1998 da Nasa. “O que faz um herói não é a opinião das pessoas ou os resultados que apresenta. É o orgulho de vencer“, afirmou, na solenidade.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Na pesquisa, Pontes disse que quer estimular o empreendedorismo e a inovação. As áreas espacial e nuclear serão consideradas estratégicas. Ele disse que haverá políticas específicas para a área de formação profissional.

“Vamos promover a carreira de pesquisador para que os jovens tenham interesse de escolher essa profissão”, afirmou. Segundo ele, o estímulo será dado a partir do ensino fundamental e médio.

Sobre as queixas recorrentes de falta de recursos para ciência e tecnologia, Pontes afirmou que precisará fazer um trabalho de sensibilização dos parlamentares no Congresso Nacional para que haja liberação de mais recursos no orçamento para C&T.

Ao encerrar o discurso, o astronauta anunciou a sua equipe, confirmando Julio Semeghini no comando da Secretaria Executiva. Ele também agradeceu a confiança do presidente Jair Bolsonaro em colocá-lo nesse posto.

Fonte: Valor Economico (Leia mais)