Mais de 4 mil certificados de registro e licenciamento de veículo pagos estão parados na UAI em Uberlândia

"O documento passará a ser exigido dos motoristas a partir do dia 1º de agosto."

Mais de 4 mil Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2019 estão arquivados na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Uberlândia. O documento passa a ser exigido dos motoristas a partir do dia 1º de agosto. A falta da documentação é infração gravíssima, cuja multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira e remoção do veículo.

De acordo com o órgão estadual, os CRLVs já foram pagos e são destinados à unidade após três tentativas de entrega dos Correios.

Segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), o documento pode ser retirado pelo proprietário do veículo ou parentes em primeiro grau, como pais, cônjuges e filhos. Para isso, é necessário apresentar a identidade do dono do automóvel. No caso de esposa ou marido, é preciso apresentar a certidão de casamento. Já as pessoas sem parentesco direto, é necessária uma procuração registrada em cartório.

Em Uberlândia, quase 400 mil veículos estão em condição de licenciamento e 60% desse total está regularizado. Na UAI também tem CRLVs de 2018 arquivados. São 4,5 mil documentos à espera dos donos. O número é superior ao de 2019. Alguns certificados ainda valem até o final de setembro.

Prazos

O delegado Helder Paulo explicou que não há nenhum atraso na entrega do CRLV e que o documento só será exigido a partir do dia 1º de agosto para veículos com placas de final de 1 a 5. Para os carros com placas de final de 6 a 0, a cobrança será a partir do dia 1º de setembro.

“Muitos veículos ainda estão com débitos de IPVA, de licenciamento, de seguro obrigatório, que é a grande maioria dessas pendências. Então, a gente orienta que as pessoas se dirijam ao site do Detran para conferir se tem algum impedimento ou não”, disse o delegado.

Ele ainda destacou que o carro do motorista que ainda não recebeu o CRLV pode estar com impedimentos judiciais ou policiais. Segundo o delegado, o endereço precisa estar atualizado para que o documento não volte para o Detran.

Veículos com placas de final de 1 a 5 têm até dia 31 de julho para obter o licenciamento. Carros com final de placa de 6 a 0 têm prazo até 31 de agosto. A situação do automóvel pode ser consultada no site do Detran-MG. Dúvidas podem ser tiradas pelo LigMinas, no número 155.

Onde retirar

O endereço da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Uberlândia é Avenida Anselmo Alves dos Santos, nº 1.111, no Pátio Sabiá, próxima à Prefeitura e ao Ministério do Trabalho.

Fonte: G1