Correios criam opções de entrega para cliente que fica fora de casa


Retirada em agências e armários inteligentes são alternativas

A expansão do comércio virtual se reflete não só no faturamento das lojas virtuais, mas também no caixa das empresas que atuam na entrega das mercadorias.

No primeiro semestre de 2017, segundo a Ebit (empresa que levanta dados sobre o mercado on-line), o valor dos fretes pagos nas compras on-line chegou a R$ 1,03 bilhão (um aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior).

Esses números têm levado a mudanças na principal empresa de entrega do Brasil, os Correios, que no ano passado bateram o recorde de 1 milhão de encomendas por dia.

Em meio a grave crise orçamentária, a estatal tem priorizado investimentos para modernizar a operação e se tornar mais competitiva. A empresa está investindo R$ 442,5 milhões até 2020 na implantação de dez sistemas automatizados de triagem.

“Nosso esforço está voltado para o comércio eletrônico”, afirma Lemuel Costa e Silva, chefe do Departamento de Encomendas e E-commerce dos Correios.


Você pode se interessar também sobre: NO BRASIL: Produtos Xiaomi a pronta entrega com descontão


Segundo levantamento interno, 20% dos consumidores não compram pela internet porque não têm como receber a mercadoria em casa, seja porque o serviço dos Correios não é oferecido (por falta de segurança) ou porque não há ninguém no domicílio no horário da entrega.

Para resolver esse tipo de dificuldade, a empresa colocou em funcionamento o Clique e Retire, um serviço de retirada de produtos em agências abertas também à noite e aos finais de semana.

Por enquanto, essa alternativa de entrega está disponível nos sites da Netshoes, do Ponto Frio e das Casas Bahia. A Casa&Vídeo deve passar a ter em breve a mesma opção. Os Correios vêm ainda negociando com a B2W, dona de Submarino, Americanas e Shoptime.

“Foi preciso investir em tecnologia para que o sistema dos Correios conversasse com essas lojas. Queremos ter a adesão de todos os grandes marketplaces até o fim do semestre”, diz Costa e Silva.

Outro serviço em fase de implantação é a caixa de correio inteligente, instalada pelos condomínios onde não há porteiros. Por enquanto, os armários —localizados na parte interna dos prédios e cujas chaves ficam com os carteiros— funcionam só em alguns bairros de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.

Nos próximos meses, Costa e Silva espera já ter concluído o processo de licitação para a compra de cem lockers —armários como os usados em vestiários de clubes.

Ainda não está definido em quais pontos os armários serão instalados, mas a expectativa é que fiquem em lugares de grande fluxo, como estações de metrô e centros comerciais. O projeto-piloto começará por São Paulo.

Em outra frente voltada ao e-commerce, os carteiros de todo o país passaram a contar, desde dezembro passado, com smartphones para atualizar em tempo real a entrega de encomendas. Até o fim deste mês estarão em uso cerca de 60 mil dispositivos —nos quais foram investidos cerca de R$ 20 milhões.

IMPORTANTECarteiro NÃO ATENDIDO, o que fazer?

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br

Postado na categoria: Comércio Eletrônico - Palavras chave: , , , , ,

Leia também:

Amazon banca lançamento de óculos inteligentes com Alexa
Amazon banca lançamento de óculos inteligentes com Alexa

Uma empresa chamada North foi financiada pela Amazon para produção de óculos com lentes inteligentes. Com isso, a companhia promete o lançamento do wearable ainda este ano. O dispositivo se...

October 30, 2018, 6:20 pm
Comprei pela internet e não recebi o produto, o que fazer?
Comprei pela internet e não recebi o produto, o que fazer?

O e-commerce trouxe comodidade aos consumidores, isso não há o que negar. A facilidade em escolher entre diversos modelos, pesquisar preços, receber o produto em casa, fez com que deixemos...

November 27, 2018, 5:00 am
E-commerce no Brasil: Loja Amazon
E-commerce no Brasil: Loja Amazon

A Amazon é Confiável?

May 16, 2019, 9:00 pm
Quando seu pacote vai chegar? Aprenda a usar o rastreamento dos Correios!
Quando seu pacote vai chegar? Aprenda a usar o rastreamento dos Correios!

Aprenda como rastrear os seus pacotes que estão sendo enviados pelo Correio de forma simples Com o avanço da tecnologia, um dos serviços que atualmente se tornou mais popular é...

December 21, 2018, 11:05 am
Correios estudam criar pacote de entregas para pequenas empresas
Correios estudam criar pacote de entregas para pequenas empresas

Os Correios afirmaram que estudam criar novos pacotes de entregas, voltados a pequenas empresas que ainda não tenham alto volume de vendas. A intenção de desenvolver os novos produtos foi...

August 15, 2018, 5:31 am
NO BRASIL: Produtos Xiaomi a pronta entrega com descontão
NO BRASIL: Produtos Xiaomi a pronta entrega com descontão

A fabricante chinesa de dispositivos eletrônicos Xiaomi não tem representação oficial no Brasil e, portanto, quem deseja usar seus smartphones, smartwatches e pulseiras fitness — reconhecidos mundialmente por aliar qualidade...

October 8, 2018, 4:30 pm
Juiz barra reajuste abusivo dos Correios para empresas de comércio eletrônico
Juiz barra reajuste abusivo dos Correios para empresas de comércio eletrônico

Por ver abuso dos Correios, o juiz federal Leonardo Safi de Melo, da 21ª Vara Federal Cível de São Paulo, barrou reajuste acima de 8% para prestar serviço de entregas via Sedex...

April 30, 2018, 10:10 am