Central Braile dos Correios comemora 10 anos

Central Braile dos Correios comemora 10 anos
Fonte: link no final do artigo

O serviço Postal Braile dos Correios completou 10 anos nesta quinta-feira (5). Por meio dele, pessoas com deficiência visual ganham independência e privacidade para se comunicarem por meio de correspondências. Ao receber mensagens – que podem ser escritas em braile, ou de forma convencional – a Central Braile dos Correios as convertem para a linguagem de domínio do destinatário.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

A iniciativa foi idealizada, em 2007, pelo advogado Mário Alves de Oliveira, que perdeu a visão ainda na adolescência. Atendendo a clientes em todo o território nacional, a Central funciona em Belo Horizonte (MG) e já transcreveu mais de 2,3 mil mensagens apenas neste ano. Além de atender pessoas físicas,  correspondências comerciais e de órgãos públicos também são convertidas da escrita comum para o braille e vice-versa.

O serviço funciona da seguinte maneira: um comunicado bancário, por exemplo, enviado para um cliente cego, ou com pouca visão, é convertido para a linguagem tátil acessada por ele. Ao mesmo tempo, clientes podem escrever mensagens em braile e enviar para a Central, que as converterá para o alfabeto latino e enviará ao destinatário final.

O Postal Braille certificou os Correios em grau de excelência em sustentabilidade, por meio do Prêmio IBEF, promovido em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Para utilizar o serviço, as correspondências devem ser endereçadas à Central Braille dos Correios:  Av. Afonso Pena, 1270 – sala 202 – Belo Horizonte – MG CEP: 30130-971.

Acessibilidade – O portal dos Correios foi pensado para se adequar às necessidades de todos os cidadãos incluindo as pessoas com deficiência. Em 2012,  foi implantada a barra de acessibilidade, que permite aumentar a fonte, o contraste e facilita a leitura por softwares usados por deficientes visuais. Os Correios também produzem cecogramas, nacionais e internacionais, que são correspondências impressas em relevo pelo sistema braile, clichês (placas de metal gravadas em relevo para impressão de textos) e registros sonoros, como CDs, expedidos por/ou endereçados às instituições de cegos oficialmente reconhecidas – todos com postagem gratuita.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Fonte