Encomendas Internacionais

"Entenda os fluxos postais e acompanhe a sua encomenda internacional"
caixa esteira
Fonte: link no final do artigo

Entenda os fluxos postais e acompanhe a sua encomenda internacional

Agora que você já sabe que toda compra internacional é uma importação e conhece os diferentes tipos de fretes, é hora de saber mais sobre todos os fluxos postais envolvidos nesse processo.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Como já dito nas matérias anteriores, até chegar na sua casa, a encomenda vinda do exterior passa por várias etapas e procedimentos. Abaixo, vamos detalhar cada um deles:

Envio e chegada ao Brasil

No país de origem, os objetos são enviados de acordo com o método de envio contratado (saiba mais). Quando chegam ao Brasil, são direcionados para um dos três centros internacionais (CEINTs) da empresa, situados nos ambientes aeroportuários de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Cada local recebe categorias específicas de objetos, as cargas mais pesadas, por exemplo, são geralmente destinadas ao CEINT/RJ.

Procedimentos aduaneiros

Depois de dar entrada no País, alguns pacotes podem ter sido danificados durante o envio internacional. Por isso, os Correios tentam restaurar esses objetos e solucionar possíveis problemas com o endereço do destinatário. Se a encomenda não tem nenhum dano, ela passa por uma inspeção de raio X.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Casa sejam sinalizadas inconformidades ou ilegalidades, a encomenda é separada para análise da Polícia Federal e demais órgãos anuentes, como Anvisa, Exército e Ministério da Agricultura (Mapa), que podem impedir a entrada de itens proibidos no território nacional.

Após passar pelo raio X e pela inspeção de cães farejadores, se o objeto apresentar diferenças em relação ao que foi informado ele será encaminhado para análise da Alfândega brasileira, podendo ser taxado ou devolvido ao país de origem. Pacotes suspeitos podem ser abertos para análise e enviados para avaliação fiscal.

Todas as encomendas vinda do exterior podem ser taxadas, mesmo aquelas que não apresentam problemas.

Entrega ou devolução

Antes de liberar a entrega do objeto, autoridades alfandegárias também podem solicitar ao destinatário documentações complementares, como provas de valor e conteúdo, receita médica ou autorização de importação. Caso os documentos não sejam entregues dentro do prazo estabelecido, o item poderá ser destruído, doado ou leiloado.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Os objetos internacionais são armazenados pelos Correios por até 30 dias. Após esse período, são devolvidos ao remetente. A Alfândega também determina que objetos com descrições imprecisas ou incompletas sejam retornadas ao país de origem. Além disso, informações falsas podem gerar multas consideráveis para o destinatário.

Se forem liberadas pela Alfândega, todas as encomendas internacionais recebem a cobrança do despacho postal, valor de R$ 15 pago aos Correios pelo suporte às atividades de tratamento aduaneiro. Após o pagamento, os objetos são encaminhados aos centros logísticos dos Correios, espalhados por todo o País, para tratamento e distribuição.

O tempo de entrega irá depender do tipo de frete contratado. Se em até três tentativas, não for possível realizar a entrega, o objeto é enviado novamente ao remetente, por meio do centro internacional dos Correios em São Paulo (SP).

Aplicativo Correios: acompanhe a sua encomenda

Além do acesso pela plataforma “Minhas Importações”, no site dos Correios, agora você também pode acompanhar informações sobre a sua encomenda internacional pelo aplicativo Correios. A ferramenta oferece opções para efetuar o pagamento de impostos e serviços relacionadas às suas compras no exterior.

ATENÇÃO: Precisa rastrear sua encomenda? Acesse nosso rastreador aqui: RASTREADOR

Basta acessar o app, cadastrar o seu CPF e senha, clicar em “Rastreamento” e digitar o código de rastreamento do objeto. Ao clicar no item, observe a informação que aparece na tela. Se aparecer “Aguardando pagamento do despacho postal”, por exemplo, basta clicar sobre a informação para visualizar a opção para pagamento por cartão de crédito ou boleto.

Esteja atento ao prazo de 30 dias para confirmação do pagamento do despacho postal. O boleto pode levar até 3 dias para ser processado. Por isso, acompanhe de perto o seu objeto: assim que concluir a sua compra internacional e obtiver o código e rastreio, efetue o pagamento dos serviços postais e tributos.

Dica: Para ser avisado sobre pendências de pagamento, ative as notificações do app e adicione uma descrição para cada um dos seus objetos internacionais (ex: “Presente de aniversário”).