ECT deixa 103 áreas sem entregas

É grande o número de pessoas que procuram diariamente uma das agências dos Correios em Campinas para retirar encomendas não entregues em domicílio por restrição de CEP.


Campinas possui 103 localidades de Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) com restrições de entregas pelos Correios em razão da falta de segurança. A informação é da própria Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que alegou que não realiza entregas em determinados locais que apresentam risco de assaltos.

De acordo com a estatal, a definição de quais áreas apresentam problemas é estabelecida tendo como referência o mapa de risco fornecido pelos órgãos de segurança pública e o número de ocorrências registradas contra os Correios. Dependendo do nível de criminalidade na região, a entrega pode ser até feita com prazo estendido, com escolta armada ou internamente em uma unidade da empresa. No último caso, é deixado um aviso ao destinatário, com informações para retirada do objeto postal no horário e endereço especificados.

Os Correios ressaltam, em nota, que o problema de violência foge da governabilidade da empresa e que os assaltos colocam em risco a segurança dos empregados e dos clientes, além de prejudicar os negócios da estatal. “Há, inclusive, um acordo de cooperação com a Polícia Federal para mapear quadrilhas, seu modo de atuação e, por consequência, realizar ações e apreensões de criminosos que praticam crimes contra os Correios.”

Por medidas de segurança, a estatal informou ainda que não divulga quais são as regiões em que não são feitas entregas em domicílio, mas que cada faixa de CEP pode englobar mais de uma rua ou até mesmo um bairro inteiro dependendo da situação. No entanto, é possível verificar se um endereço está na condição de restrição, por meio do próprio site dos Correios em:

População na mão

O problema da falta de entregas afeta diretamente a população que mora nos pontos com restrições, já que para obterem o produto comprado, na maioria das vezes, é preciso se deslocar até uma das agências buscar a encomenda. A reportagem esteve ontem em algumas das agências atrás de relatos de pessoas que não têm acesso ao sistema convencional de entregas.


Você leu?: Aviso de Recebimento – AR (Convencional)


Morador do bairro Vila Rica, o autônomo Daniel Salles, de 21 anos, contou que precisou pegar um ônibus até o Campinas Shopping para chegar a um dos estabelecimentos dos Correios, localizado nas imediações. Ele conta que, além de ter que sair de casa para buscar o pedido, ainda encarou uma cansativa fila de espera. “Tem mais de cem pessoas na minha frente esperando para serem atendidas. Cheguei aqui tem mais de meia-hora e não tenho perspectiva de sair daqui tão cedo”, comentou.

Moradora do Jardim do Lago II, a aposentada Quitéria Maria de Lira, 83 anos, contou que sempre precisa da ajuda de parentes e conhecidos para buscar determinadas encomendas. “Os Correios não entregam em casa porque o carro deles já foi roubado um tempo atrás nas proximidades da minha residência”, afirmou. “Se eu fizer uma encomenda em uma loja de varejo, eles só entregam com escolta policial”, ressaltou a aposentada.

Além dos bairros mais afastados, a falta de entregas também afeta algumas das regiões de acessibilidade mais segura da cidade. Morador do Swiss Park, o arquiteto Rodrigo Ramos de Moraes, de 56 anos, afirmou que toda vez que faz uma encomenda pela internet acaba tendo que ir buscá-la em uma das agências dos Correios. “Eu desconfio que o motivo principal da falta de entrega não seja apenas a segurança, porque o meu bairro é elitizado e têm câmeras de monitoramento espalhadas para tudo que é lado. Me parece que é muito mais um problema de logística da empresa do que qualquer outra coisa”, opinou.

Readequação acarreta fechamento de 2 agências

Os Correios anunciaram nesta semana que mais 161 agências próprias serão fechadas no País até o próximo dia 5 de julho. Segundo a empresa, os motivos que levaram o grupo a tomar essa decisão foram “a readequação da rede de atendimento e da força de trabalho”. A maior parte das agências que serão fechadas fica no Estado do Rio de Janeiro: 24 só capital fluminense. Em seguida vem o Estado de São Paulo, com 26 agências.

Em Campinas, serão encerradas as atividades da Agência de Correio da Avenida João Jorge, na Vila Industrial; e a Agência Filatélica (comercializa selos postais), que funciona dentro da agência da Avenida Francisco Glicério, no Centro. Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, o atendimento “será absorvido por outras agências próximas, sem prejuízo da continuidade e da oferta de serviços e produtos. As unidades que serão desativadas ocupam imóveis alugados e estão sombreadas por outras.”

Atualmente, os Correios possuem cerca de 11 mil pontos de atendimentos em todo País. “A iniciativa pretende, dentre outros objetivos, assegurar maior produtividade e garantir unidades rentáveis, sem comprometer, no entanto, a universalização dos serviços postais. Os empregados dessas agências serão transferidos para outras agências ou poderão optar pelo reenquadramento de atividade”, informou a nota da companhia.

Fonte: Correio

correios rastrear Deseja rastrear seu pedido? Clique no botão abaixo.

RASTREAR CORREIOS

Postado na categoria: Serviços - Palavras chave: , , , , , ,

Leia também:

Aviso de Recebimento - AR (Convencional)
Aviso de Recebimento - AR (Convencional)

É o serviço adicional que, por meio do preenchimento de formulário próprio, permite comprovar, junto ao remetente, a entrega do objeto.

November 22, 2019, 10:50 am
Programa Jovens Embaixadores
Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos

October 31, 2019, 9:05 am
Banco Postal será encerrado
Banco Postal será encerrado

Acaba acordo entre Correios e BB no Banco Postal, que deve ter outras parcerias

October 28, 2019, 4:45 pm
Onde retirar produto Wish
Onde retirar produto Wish

Wish Local aumenta o tráfego de clientes para sua loja, tornando-o um local de retirada do Wish Pickup em sua vizinhança

November 2, 2019, 9:30 am
Rastreamento FEDEX
Rastreamento FEDEX

Rastreador de encomendas FEDEX

November 8, 2019, 11:12 am
Problemas nos serviços dos Correios
Problemas nos serviços dos Correios

Audiência na Câmara discute e aponta soluções para resolver problemas do serviço dos Correios em Petrolina

November 13, 2019, 1:00 pm
Correios exigem apresentação de nota fiscal ao enviar mercadoria
Correios exigem apresentação de nota fiscal ao enviar mercadoria

Na fronteira, remetente deve apresentar nota fiscal ao enviar mercadoria pelos Correios

November 14, 2019, 1:19 pm