ECT deixa 103 áreas sem entregas

É grande o número de pessoas que procuram diariamente uma das agências dos Correios em Campinas para retirar encomendas não entregues em domicílio por restrição de CEP.


Campinas possui 103 localidades de Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) com restrições de entregas pelos Correios em razão da falta de segurança. A informação é da própria Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que alegou que não realiza entregas em determinados locais que apresentam risco de assaltos.

De acordo com a estatal, a definição de quais áreas apresentam problemas é estabelecida tendo como referência o mapa de risco fornecido pelos órgãos de segurança pública e o número de ocorrências registradas contra os Correios. Dependendo do nível de criminalidade na região, a entrega pode ser até feita com prazo estendido, com escolta armada ou internamente em uma unidade da empresa. No último caso, é deixado um aviso ao destinatário, com informações para retirada do objeto postal no horário e endereço especificados.

Os Correios ressaltam, em nota, que o problema de violência foge da governabilidade da empresa e que os assaltos colocam em risco a segurança dos empregados e dos clientes, além de prejudicar os negócios da estatal. “Há, inclusive, um acordo de cooperação com a Polícia Federal para mapear quadrilhas, seu modo de atuação e, por consequência, realizar ações e apreensões de criminosos que praticam crimes contra os Correios.”

Por medidas de segurança, a estatal informou ainda que não divulga quais são as regiões em que não são feitas entregas em domicílio, mas que cada faixa de CEP pode englobar mais de uma rua ou até mesmo um bairro inteiro dependendo da situação. No entanto, é possível verificar se um endereço está na condição de restrição, por meio do próprio site dos Correios em:

População na mão

O problema da falta de entregas afeta diretamente a população que mora nos pontos com restrições, já que para obterem o produto comprado, na maioria das vezes, é preciso se deslocar até uma das agências buscar a encomenda. A reportagem esteve ontem em algumas das agências atrás de relatos de pessoas que não têm acesso ao sistema convencional de entregas.


Você pode se interessar também sobre: Lançamento do balcão do cidadão correios será no dia 13 de junho.


Morador do bairro Vila Rica, o autônomo Daniel Salles, de 21 anos, contou que precisou pegar um ônibus até o Campinas Shopping para chegar a um dos estabelecimentos dos Correios, localizado nas imediações. Ele conta que, além de ter que sair de casa para buscar o pedido, ainda encarou uma cansativa fila de espera. “Tem mais de cem pessoas na minha frente esperando para serem atendidas. Cheguei aqui tem mais de meia-hora e não tenho perspectiva de sair daqui tão cedo”, comentou.

Moradora do Jardim do Lago II, a aposentada Quitéria Maria de Lira, 83 anos, contou que sempre precisa da ajuda de parentes e conhecidos para buscar determinadas encomendas. “Os Correios não entregam em casa porque o carro deles já foi roubado um tempo atrás nas proximidades da minha residência”, afirmou. “Se eu fizer uma encomenda em uma loja de varejo, eles só entregam com escolta policial”, ressaltou a aposentada.

Além dos bairros mais afastados, a falta de entregas também afeta algumas das regiões de acessibilidade mais segura da cidade. Morador do Swiss Park, o arquiteto Rodrigo Ramos de Moraes, de 56 anos, afirmou que toda vez que faz uma encomenda pela internet acaba tendo que ir buscá-la em uma das agências dos Correios. “Eu desconfio que o motivo principal da falta de entrega não seja apenas a segurança, porque o meu bairro é elitizado e têm câmeras de monitoramento espalhadas para tudo que é lado. Me parece que é muito mais um problema de logística da empresa do que qualquer outra coisa”, opinou.

Readequação acarreta fechamento de 2 agências

Os Correios anunciaram nesta semana que mais 161 agências próprias serão fechadas no País até o próximo dia 5 de julho. Segundo a empresa, os motivos que levaram o grupo a tomar essa decisão foram “a readequação da rede de atendimento e da força de trabalho”. A maior parte das agências que serão fechadas fica no Estado do Rio de Janeiro: 24 só capital fluminense. Em seguida vem o Estado de São Paulo, com 26 agências.

Em Campinas, serão encerradas as atividades da Agência de Correio da Avenida João Jorge, na Vila Industrial; e a Agência Filatélica (comercializa selos postais), que funciona dentro da agência da Avenida Francisco Glicério, no Centro. Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, o atendimento “será absorvido por outras agências próximas, sem prejuízo da continuidade e da oferta de serviços e produtos. As unidades que serão desativadas ocupam imóveis alugados e estão sombreadas por outras.”

Atualmente, os Correios possuem cerca de 11 mil pontos de atendimentos em todo País. “A iniciativa pretende, dentre outros objetivos, assegurar maior produtividade e garantir unidades rentáveis, sem comprometer, no entanto, a universalização dos serviços postais. Os empregados dessas agências serão transferidos para outras agências ou poderão optar pelo reenquadramento de atividade”, informou a nota da companhia.

Fonte: Correio

Postado na categoria: Serviços - Palavras chave: , , , , , ,

Leia também:

Serviços opcionais na hora da remessa da encomenda: Valor Declarado
Serviços opcionais na hora da remessa da encomenda: Valor Declarado

É o serviço adicional que garante o valor real do objeto postado sob registro em caso eventual de avaria ou extravio. Disponibilidade do serviço: Em todo o território nacional Quem...

September 9, 2018, 9:00 am
Comprei pela internet e não recebi o produto, o que fazer?
Comprei pela internet e não recebi o produto, o que fazer?

O e-commerce trouxe comodidade aos consumidores, isso não há o que negar. A facilidade em escolher entre diversos modelos, pesquisar preços, receber o produto em casa, fez com que deixemos...

November 27, 2018, 5:00 am
Correios iniciam projeto-piloto para emissão de carteira de trabalho
Correios iniciam projeto-piloto para emissão de carteira de trabalho

Carteiras de trabalho começaram a ser emitidas hoje (3) em agências dos Correios em Presidente Prudente, no interior paulista. Na última sexta-feira (30), as emissões, sem custo para o trabalhador,...

December 6, 2018, 5:02 pm
Correios recebe provas do Enem para distribuição
Correios recebe provas do Enem para distribuição

Os Correios começam a encaminhar, neste sábado (29), aproximadamente 11 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, previsto para acontecer nos dias 4 e 11 de novembro.

October 2, 2018, 5:23 pm
Correios anunciam aumento médio de 8,03% para Sedex e PAC
Correios anunciam aumento médio de 8,03% para Sedex e PAC

Os Correios anunciaram o reajuste médio de 8,03% nos serviços de Sedex e PAC a partir do dia 6 de março. Os percentuais de reajustes podem variar de acordo com...

February 5, 2019, 11:33 am
Correios desativados
Correios desativados

Serviço será desativado nas Casas do Cidadão da Itavuvu e de Brigadeiro Tobias A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos anunciou que a partir do dia 12 de novembro desativará...

October 17, 2018, 3:53 pm
Correios entrega provas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Correios entrega provas da Olimpíada Brasileira de Matemática

Os Correios já começaram a distribuir mais de 18 milhões de provas para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018. O material será entregue em todas as...

May 18, 2018, 9:00 am