Indenização
Os Correios indenizam os clientes por eventuais serviços não prestados, atraso na entrega, devolução/entrega indevidas ou, ainda, por inconformidades que comprometam a integridade do conteúdo do objeto, como avaria, espoliação, extravio, roubo etc.
Tipos de indenizações
- Por atraso
Em caso de atraso na entrega, por falha dos Correios, haverá devolução progressiva sobre os valores pagos na postagem da remessa, excetuando-se os serviços e produtos adicionais, conforme os seguintes percentuais:
Serviço | Tempo de atraso | % de indenização |
---|---|---|
PAC | De 1 a 5 dias | 5% |
De 6 a 10 dias | 10% | |
Acima de 10 dias | 15% | |
SEDEX | De 1 a 3 dias | 5% |
De 4 a 5 dias | 10% | |
Acima de 5 dias | 15% | |
SEDEX Hoje | Até 18:15h | 0% |
De 18:16h às 18:59h | 30% | |
A partir das 19:00h | 100% | |
SEDEX 10 | Até 10:15h | 0% |
De 10:16h às 10:59h | 30% | |
A partir de 11:00h | 100% | |
SEDEX 12 | Até 12:15h | 0% |
De 12:16h às 12:59h | 30% | |
A partir de 13h | 100% |
- Por extravio, roubo, entrega indevida
Serão restituídos os valores pagos pelo serviço de entrega, acrescidos dos valores dos serviços e produtos adicionais adquiridos, exceto ad valorem.
– Quando não contratado o serviço adicional de Valor Declarado, aos valores acima será acrescido o valor da indenização automática prevista para o serviço contratado;
– Quando contratado o serviço adicional de Valor Declarado, aos valores acima será acrescido o valor total declarado, conforme Nota/Cupom Fiscal ou Formulário de Declaração de Conteúdo.
- Por espoliação, avaria total ou parcial
Os objetos postais que sofrerem espoliação, avaria total ou parcial serão indenizados, conforme resultados das apurações realizadas pelos Correios.
- Por devolução indevida
Serão restituídos os preços postais pagos, bem como os valores dos serviços adicionais contratados, exceto o ad valorem.
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- Por serviços não prestados
Serão restituídos os valores postais pagos, acrescidos dos serviços adicionais, se contratados.
Fonte: Correios (Leia mais)