Correios da Finlândia apresentam selo inovador

Os selos criados pelos finlandeses do Berry Creative apresentam imagens de nuvens cheias de neve e de pássaros que se transformam em esqueletos e tempestades quando a temperatura muda.

Tudo isso foi feito para enviar uma mensagem sobre as consequências da mudança climática que parece inevitável na atual situação do mundo.

Os selos que você pode ver aqui foram uma encomenda dos Correios da Finlândia e apresentam o problema da mudança climática de uma forma bem inovadora e comunica bem os problemas pelos quais a Finlândia vai acabar passando por.

Esse pacote filatélico vem com três selos diferentes. Um deles tem uma nuvem de neve, outro apresenta um pássaro e outro vem com uma representação de imigração. Todos esses elementos foram representados através de silhuetas em um fundo gradiente bem colorido.

E eles foram impressos usando de uma tinta especial que reage ao calor e mudam a cor das silhuetas do preto para o transparente. Ao fazer isso, revela-se a presença de outros elementos por baixo.

Assim, a nuvem de neve se transforma em uma tempestade e apresenta os problemas que acontecerão com o fim da neve no inverno. O selo que apresenta a imigração se transforma em uma migração de massa já que é esperado que a mudança climática crie números grandes de refugiados climáticos que abandonarão suas casas.

O pássaro se transforma em um esqueleto para representar as muitas espécies de animais nativos da Finlândia que serão extintos. Todas as imagens desses selos revelam um conceito que apresenta o futuro do país caso a população local não mude rápido e resolva lutar contra as mudanças que estão acontecendo no dia a dia.

Diferente dos efeitos da temperatura nos selos, a mudança climática ainda pode ser revertida. Foi essa a mensagem que o pessoal do Berry Creative quis passar com esse belíssimo trabalho que você pode ver por aqui.

Fonte: http://pristina.org